Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Apodiformes
Família: Trochilidae
 Vigors, 1825
Subfamília: Florisuginae
 Bonaparte, 1853
Espécie: F. fusca

Nome Científico

Florisuga fusca
(Vieillot, 1817)

Nome em Inglês

Black Jacobin


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Beija-flor-preto

O beija-flor-preto é uma ave apodiforme da família Trochilidae.

Seu nome científico significa: do (latim) flos, floris = flor; e suga = sugere sugar; e do (latim) fusca = preto, escuro. - (beija-flor preto).

Era conhecido como beija-flor-preto-e-branco e denominado com o nome científico de Melanotrochilus fuscus.

Características

Esta espécie de beija-flor possui em média 12,6 centímetros. O colorido contrastante vistoso das retrizes é exibido quando o pássaro expande a cauda em um leque branco cortado em duas metades pelas centrais negras ou quando abre e fecha rápido as caudais. O branco da cauda continua até os flancos e forma uma faixa sobre o crisso.
Os indivíduos jovens são negros quase que totalmente manchados de pardo. Apresentam uma faixa maxilar castanha, cauda canela ou negra sendo brancas somente as retrizes laterais.

ESPÉCIE SEM DIMORFISMO SEXUAL

Apresenta uma voz aguda, que lembra a de insetos ou de morcegos. Possuem vozes diferentes para expressar ataque, alarme. “tli, tli, tli”.

Subespécies

Não possui subespécies.

Alimentação

A base da alimentação é o açúcar encontrado no néctar das flores, mas também alimenta-se de pequenos invertebrados, principalmente aracnídeos.

Reprodução

O voo nupcial consiste em perseguições ziguezagueantes à fêmea. O casal sobe as alturas parando a cada lance, de aproximadamente 20 metros, defronte um do outro em voo de libração. Em seguida regressam ao pouso onde excitam-se abrindo e fechando rapidamente as asas. Utiliza teias de aranha e de sementes com paina para tecer seus ninhos, em forma de uma pequena tigela e fixado com fios na vegetação.

Hábitos

Encontrado à beira da mata, capoeira, jardins, bananais, frequentemente em copas de árvores altas. Parece manter-se mais parado no ar do que os outros beija-flores, sempre exibindo suas cores contrastantes.

Distribuição Geográfica

Ocorre da Paraíba ao Rio Grande do Sul. É a espécie mais frequente de beija-flor em Macaé de Cima, Rio de Janeiro durante o verão.

Referências

Galeria de Fotos